segunda-feira, 4 de abril de 2011

REFREXÃO DE MANÉ DA SERRA

 Por Márcio Costa.


Essir dia tava me alembrâno do tempo qui eu era minino. Deu uma sordade da gôta. Us tempo de atráis era marmió qui us di ôje, é vero qui ôje tem inegia pá nóis tê geladêra e tevelisão, mair meu tempo era mió. Meus neto qui istuda diz que já tinha um monte di guerra puraí, mair nóis num tinha ráido, num sabia nada dessa banda di longi, era mêrmo qui num tê. Naquelis tempo dava tudo qui si prantasse aqui puressis arredó, qui nem pricisava di comprá tanta coisa na budega da vila, as terra era boa, nova, ôje num tá dano nem jurubeba, tamém, o povo di ôje é tudo priguiçoso, pá num pegá mair na inxada, mete uns veneno véio na terra pá matá os mato, mata os mato e mata tudo, se é veneno. Isso é farta di respeito, o povo di ôje num respeita mair nada nem ninguém, no meu tempo si tomava bença du pai e da mãe pá durmir e pá levantá, o mundo era diferenti. Eu tô assim falano qui era bom, mair nóis sufria tamém, e cumo sufria, tinha umas secas arretada no sertão, as vêis era curta, mais as vêis durava muitos anos, pruquê tinha uns inverno qui nem chuvia direito e aí já imendava nôto verão. Aí acabava tudo qué di cumê, e o povo cumeçava cumê as parma, as fruta dus mandacarú, as raíz di imbuzêro, pruquê nem qui tivessi dinhêro num tinha o qui comprá na budega da vila. A maioria du povo si mandava prôtos lugá, mair tinha uns ateimoso qui ficava até morrê di fomi, nessa parte o sertão era ruim, mair era só chuvê qui a terra dava di tudo dinôvo. Ôje nem chuvêno dá mair nada, tem qui botá uns adubo, mair os pobi num pódi comprá adubo, aí se arromba, pruquê pobi num tem vêis. Uma vêis, num tinha chegado inda a idade di mi apusentá, caí de um satanáis di um burro brabo e entrevei da coluna, tava di um jeito qui si mexesse cum dedo apregava uma dô dos inferno nas costa, aí num pudia trabaiá. Os povo sabido dizia qui eu pudia pidí apusentaduria, si num pudesse mair trabaiá eles dava, aí eu fui na cidade percurar o lugá onde se apusenta, mair aí o dotô di lá disse qui eu num pudia mi apusentá pruquê eu tava novo e tava era cum manha, aí proguntei pá ele si o dinhêro qui eu ia recebê era dele, e ele disse qui não, era du prisidente, aí proguntei pra ele si ele dava o áiz pu prisidente, pruquê num tava quereno mi apusentá pá num gastá o dinhêro du prisidente. Aí tive qui brigá cum puliça e delega adispôis. Os tempo atráis era mió, ôje nóis já tem inté tevelisão, prumodi vê as coisa du mundo, mair tamém só passa coisa ruim. É vero tamém qui só tem coisa ruim no mundo, os povo morreno tudo di tiro e terremoto, tem inté uma tá de raidiação no Japão qui tá matano tudo, mair devi di tê coisa boa inda puraí. Ôje as coisa são mair fáci, só qui os tempo atráis era mió, tinha São Jão, tinha quadria di São Jão, ôje as quadria é tudo di bandido. Tinha passarim no mato pá caçá, eu gostava di forró, mair era forró cum sanfona, ôje num tem mair forró cum sanfona... Hê! hê! Dá uma sordade da gôta.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário