segunda-feira, 2 de maio de 2011

O QUE É ANARCOFEMINISTA?

 
   Anarcofeministas não possuem líderes ou representantes, sendo sua organização autônoma, independente e espontânea, abominando-se as práticas autoritárias e os valores burgueses (exploração, competitividade, etc.). Não buscam mudanças através das instituições estatais, aprovação de leis, pelo voto ou com a entrada da mulher no poder. Ao contrário, acreditam na prática da ação direta. O anarcofeminismo não visa competição entre homens e mulheres, pois entende que os homens também são explorados pelo capitalismo e pelo Estado e que a culpa do machismo e violência contra as mulheres (sexual, psicológica, física, pobreza, falta de escolaridade, etc.) provêm destes dois elementos.
   O anarcofeminismo propõe uma sociedade anarquista, em que homens e mulheres sejam vistos como seres humanos íntegros e completos e onde as mulheres, por serem, sem sombra de dúvidas, discriminadas, possam ser respeitadas e vivam livremente suas vidas, tendo autonomia sobre ela e seus corpos. Para que haja uma igualdade de fato, é preciso abolir as relações de superioridade que há entre os sexos. O processo de libertação da mulher tem que atuar junto com a luta contra as hierarquias.
   “O direito a voto, a igualdade civil, podem ser reivindicações justas, mas a emancipação real não começa nem nas urnas nem nos tribunais. Começa na alma de cada mulher.” (Emma Goldman, 1869 – 1939)


Referência:

Mabel Dias. Mulheres Anarquistas: O Resgate de uma História Pouco Contada. Imprensa Marginal, João Pessoa-PB.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário