quarta-feira, 30 de março de 2011

ANTES TARDE DO QUE NUNCA:


Quem foi José Alencar?

   Tenho certeza que Alencar ficará na memória dos brasileiros. No entanto, será mais lembrado por sua luta contra o câncer do que por sua vida política, pois nesse campo atuou em defesa dos interesses do empresariado do país.
   José Alencar lutou contra o câncer por 11 anos, desde o ano de 2000 quando realizou uma cirurgia na região abdominal. A partir do ano de 2006 foi noticiada publicamente a sua trajetória de internações, foi um total de 17 cirurgias. Cada internação foi acompanhada pelos brasileiros, através da imprensa, como se fosse à última, dado a gravidade e estágio da doença. As suas recuperações surpreenderam a população e eram motivos de conversa para todos em qualquer ambiente; em bares, no trabalho, pelas ruas, nas filas de bancos, nas salas de espera de consultórios médicos e nas redes sociais. Na sua história, a luta pela vida foi inquestionável, ele travou uma verdadeira guerra contra a morte. Tornou-se referência de superação para muitos que se encontram em situação semelhante ou em qualquer situação adversa.
   Entretanto, também é inquestionável ou questionável que José Alencar foi a representação de uma contradição na realidade social do Brasil. Ele representou a exceção num país dos excluídos. Contudo, há muitos “Josés Alencar” que dormem em filas de hospitais públicos e postos de saúde para conseguir uma ficha de marcação de consulta para Deus sabe quando a data. O “José Alencar” que batalha diariamente pelo dinheiro do transporte ou por uma vaga na ambulância para viajar até a capital do estado. O “José Alencar” que luta para conseguir uma vaga no hospital para fazer a quimioterapia e a radioterapia. O “José Alencar” que luta para conseguir, quando é instruído, o auxílio-doença, e que ainda luta contra o mau humor, omissão e negligência de alguns funcionários público da saúde.
   Portanto para os “Josés Alencar” que hoje, dia 29/03/2011, estão em tratamento contra o câncer nos hospitais públicos ou que morreram em decorrência de tal enfermidade, somente lhes falta os modernos aparatos tecnológicos e os avançados métodos de intervenção médica ao seu favor. Esses ainda são restritos ao outro “José Alencar”, pois é sabido que coragem, fé, esperança e espírito de luta para enfrentar as adversidades naturais e sociais da vida todos os brasileiros têm.
 por... Décius Filópator II 
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário